Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Ramipril-Mylan – Bula

Ramipril-Mylan – Bula

Princípio ativo : Ramipril + Hidroclorotiazida

Apresentação :

2,5 mg + 12,5 mg Comprimidos
5 mg + 25 mg Comprimidos

Indicação :

O Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN é uma Associação de duas substânciasativas:
– o ramipril um inibidor de longa duração da enzima de converso daangiotensina II (IECA), substância responsável pelo estreitamento dos vasossanguíneos, pelo que o ramipril provoca o relaxamento dos vasos; o ramipril um pré-fármaco que hidrolizado no fgado no seu metabolito dicarboxlicoactivo, o ramiprilato.
– e a hidroclorotiazida um diurético, ou seja, uma substância que responsávelpor fazer os rins eliminarem uma maior quantidade de água e sal.

Em conjunto, estas duas substâncias, ajudam a reduzir a presso arterialelevada. A aco complementar e sinrgica das duas substâncias permitereduzir a dose de ramipril ou hidroclorotiazida que poderia ser necessária emmonoterapia, diminuindo assim o risco de efeitos secundários.

O seu médico receitou-lhe este medicamento, porque voc sofre de uma doençachamada hipertenso (ou presso arterial elevada).

A presso arterial elevada geralmente não d sintomas, no entanto estacondio obriga a um esforo suplementar do coração e das artrias, quequando muito prolongado, pode originar o seu mau funcionamento. Uma vezque a hipertenso geralmente não ?se sente?, poderá sentir-se bem, mas se ahipertenso não for tratada poderá provocar lesões nos vasos sanguíneos docrebro, coração e rins, que poderá por sua vez originar acidentes vascularescerebrais, insuficincia cardíaca, renal ou cegueira.

Classe terapêutica :
3.4.2.1 Aparelho cardiovascular. Anti-hipertensores. Modificadores do eixorenina angiotensina. Inibidores da enzima de converso da angiotensina.
3.4.1.1 Aparelho cardiovascular. Anti-hipertensores. Diuréticos. Tiazidas eanlogos.

Indicaçõesterapêuticas
Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN é indicado nas seguintes situações:
Tratamento da hipertenso arterial em doentes que não responderamadequadamente ao tratamento com o IECA ou um diurético administradosisoladamente.

Tal como acontece com todas as associações fixas, o Ramipril +
Hidroclorotiazida MYLAN não é indicado como terapêutica inicial para ahipertenso arterial.

Antes de TomarRAMIPRIL + HIDROCLOROTIAZIDA MYLAN

Não tome Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN
– Se tem alergia (hipersensibilidade) ao ramipril, hidroclorotiazida ou a outrosderivados das sulfonamidas, ou a qualquer outro componentes de Ramipril +
Hidroclorotiazida MYLAN.
– Se tem história de edema angioneurtico.
– Se tem a função renal ou hepática gravemente alterada.
– Se está grávida, a amamentar ou se planeia engravidar.

Foram descritas reações de hipersensibilidade anafilactide ameaadoras davida, algumas vezes evoluindo para choque, no decurso de dilise com certasmembranas de dbito elevado (p.ex.: membranas de poliacrilonitril) duranteterapêutica com inibidores da ECA. O uso concomitante do medicamento edessas membranas (p.ex., em dilise de emergência ou hemofiltração) deve serevitado utilizando outras membranas ou mudando para uma terapêutica seminibidores da ECA.
reações semelhantes foram observadas durante a aferese de lipoproteínas debaixa densidade com o sulfato de dextrano. Este método não deve, portanto, serusado em doentes tratados com inibidores da ECA.

Tome especial cuidado com Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN
– Se tem história de alergia ou asma brônquica.
– Se apresenta alterações da função renal. A função renal deve ser verificadaantes e regularmente durante o tratamento.
Em alguns doentes hipertensos sem doença renal prvia aparente podemmanifestar-se aumentos ligeiros ou habitualmente transitórios do azoto ureicosanguíneo e da creatinina sérica quando o ramipril é administrado, em particularcom a administração concomitante de um diurético. Ramipril + Hidroclorotiazida
MYLAN deve ser interrompido se se verificar esta situao. Uma vezrestabelecidos os valores normais, o tratamento pode prosseguir com dosesbaixas, ou cada um dos componentes individuais pode ser administradoisoladamente.
Pode desenvolver-se distúrbio da função renal em doentes com insuficinciacardíaca congestiva, estenose bilateral da artria renal e estenose unilateral norim único, assim como após transplantao renal.
– Se tem desequilíbrios de fludos ou electrólitos ? pode correr hipotensosintomática em alguns doentes com, por exemplo, hipovolmia, hiponarmia,alcalose hipoclorêmica, hipomagnesmia ou hipocAlémia subsequente aterapêutica diurética prvia, restrio de sal na dieta, dilise, ou como resultadode diarreia ou vômitos. Os níveis de electrólitos séricos devem ser portantomonitorizados em intervalos apropriados nestes doentes.
– Se foi submetido a grande cirurgia ou em caso de anestesia com agentesproduzindo hipotenso, o ramipril pode bloquear a formao da angiotensina II,após libertao compensatéria de renina. Se a hipotenso ocorrer e forconsiderada ser esta a causa, pode ser corrigida pela expanso volumtrica. Astiazidas podem aumentar a resposta tubocurarina.
– Se sofre de diabetes. Neste grupo de doentes, especialmente durante oprimeiro mês de tratamento com um IECA, deverão ser cuidosamentemonitorizados os níveis de glicmia no diabético previamente medicado comantidiabéticos orais ou insulina.

Tomar Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN com outros medicamentos
Informe o seu médico ou farmacêutico se estiver a tomar ou tiver tomadorecentemente outros medicamentos, incluindo medicamentos obtidos semreceita médica.

O efeito do Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN pode ser influenciado se tomaroutros medicamentos ao mesmo tempo.

– Administração simultânea com suplementos de potássio, retentores depotássio ou substitutos de sal contendo potássio particularmente em doentescom função renal alterada, pode levar a um aumento significativo de potássiosrico. A perda de potássio com tiazidas pode ser aumentada em doentestratados concomitantemente com glucocorticóides ou laxantes. A hipocAlémiainduzida pela hidroclorotiazida pode aumentar a tendência de glicosidos

cardíacos a provocar extrasstoles prematuras. Esta stuao pode ser anuladapelos efeitos retentores de potássio do ramipril.

– Administração simultânea com lítio os agentes diuréticos reduzem aclearance renal do lítio e um aumento das concentrações de lítio séricas tambmpodem ocorrer sob o ramipril. a administração concomitante de Ramipril +
Hidroclorotiazida MYLAN e sais de lítio deve ser portanto evitada.

– Administração simultânea com outros diuréticos, outros agentesantihipertensivos, barbitúricos, fenotiazinas, antidepressivos tricclicos evasodilatadores pode potenciar a resposta antihipertensiva ao Ramipril +
Hidroclorotiazida MYLAN.
Caso o doente tenha beneficiado previamente de um tratamento diurético podeocorrer hipotenso sintomática após a dose inicial do medicamento,especialmente em doentes com depleo salina (hiponatrmia) e/ouhipovolmia, como consequncia do tratamento prvio com o diurético. Este
ltimo deve ser suspenso 2 a 3 dias antes de iniciar a terapêutica com Ramipril +
Hidroclorotiazida MYLAN. Nos doentes em que não seja possível interromper otratamento com o diurético, o tratamento Deverá iniciar-se com o ramipril nadose de 2,5 mg.

– Administração simultânea com anti-inflamatórios não esteroides (ex. ácidoacetilsalicílico, fenilbutazona, indometacina) podem diminuir os efeitosantihipertensivos do Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN.

– Imunossupressores, agentes citostáticos, corticosteróides sistêmicos oualopurinol em doentes submetidos a tratamento com estes medicamentos podeagravar-se uma situao de leucopenia.

Analgésicos que causam reteno sódica diminuem a aco natriurética dahidroclorotiazida, enquanto que a hidroclorotiazida diminui as ações daadrenalina, da noradrenalina, dos antidiabéticos, dos agentes antigotosos e aexcreo da quinina. A absoro da hidroclorotiazida diminuída pelacolestiramina.

– Administração simultânea com relaxantes musculares tipo curare a acodestes pode ser intensificada e prolongada pela hidroclorotiazida. Ahidroclorotiazida compete a nível renal com o transporte de penicilinas esulfonamidas.

– Administração simultânea com antidiabéticos orais ou insulina a administração concomitante de IECA com estes medicamentos pode potenciar oefeito de diminuição da glucose sanguínea com risco de hipoglicmia. Estefenmeno poderá ocorrer com maior frequência: durante as primeiras semanasde tratamento em doentes com insuficincia renal. O ajustamento da dose deagentes antidiabéticos, incluindo a insulina, pode ser necessário.

– Hipercalcmia acentuada pode ser sinal de hiperparatiroidismo. As tiazidasdevem ser interrompidas antes de proceder a testes para a função paratiroideia.

Tomar Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN com alimentos e bebidas
Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN deve ser tomado como uma dose única,antes, durante ou após o pequeno-almoço, com muito líquido.

Gravidez e aleitamento
Consulte o seu médico ou farmacêutico antes de tomar qualquer medicamento.

Não tome este medicamento se estiver grávida, a não ser por indicação do seumédico. Comunique ao seu médico se engravidar durante o tratamento.

Não deve tomar este medicamento se estiver a amamentar.

A exposio da me a inibidores da ECA, a meio ou no fim da gravidez, tem sidoassociada a oligohidramnios e hipotenso neonatal com anúria ou insuficinciarenal. Qualquer recêm-nascido exposto ao ramipril deve ser cautelosamenteobservado para verificação de dbito urinário adequado e tenso arterial. Se forexigido, medidas médicas apropriadas devem ser iniciadas. estão igualmentedescritos casos de hipoplasia pulmonar, malformações ósseas e hipoplasia docrnio em recêm-nascidos.
As tiazidas atravessam a barreira placentária e aparecem no sangue do cordão.
estáo também associadas com icterícia fetal ou neonatal, trombocitoPónia e,possivelmente com outras reações adversas que ocorrem no adulto comohipocAlémia.
A gravidez deve ser por isso excluída antes do incio do tratamento com o
Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN e deve ser evitada durante o tratamento.

Conduo de veículos e utilização de máquinas
Podem ocorrer diferentes reações, como tonturas e fadiga, principalmente noincio do tratamento, quando se aumenta a posologia ou se altera a medicação
(introduo concomitante de outros medicamentos que potenciam a aco dosinibidores do ECA), que podem afetar a capacidade de conduzir veículos oumanusear máquinas.

Informaçães importantes sobre alguns componentes de Ramipril +
Hidroclorotiazida MYLAN
Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN contêm lactose. Se foi informado pelo seumédico que tem alguma intolerância a alguns açúcares, contate-o antes detomar este medicamento.

Modo de Usar: RAMIPRIL + HIDROCLOROTIAZIDA MYLAN

Tomar Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN sempre de acordo com as indicaçõesdo médico. Fale com o seu médico ou farmacêutico se tiver dúvidas.

Modo de Administração e posologia
Posologia habitual
A dosagem deve ser adaptada s necessidades individuais do doente. A doseinicial usual é um comprimido de Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN 2,5 mg +
12,5 mg diariamente, e a tenso arterial habitualmente controlada nestadosagem. Se a tenso arterial não responder adequadamente, a dose pode seraumentada em intervalos de pelo menos três semanas, até um máximo de 10mg de ramipril e 50 mg de hidroclorotiazida, diariamente (2 comprimidos de
Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN 5 mg + 25 mg).

Doentes com função renal alterada
Doentes com níveis de clearance de creatinina entre 30 e 80 ml/min, devemser tratados com Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN sé após titulao doscomponentes individuais para as doses apresentadas na combinao.

Doentes com perturbao mais grave da função renal devem ser avaliadosindividualmente para a adaptao do tratamento com tiazidas, uma vez queestas so ineficazes em caso de valores iguais ou inferiores a 30 ml/min declearance da creatinina.

Caso o doente tenha beneficiado previamente de um tratamento diurético podeocorrer hipotenso sintomática após a dose inicial do medicamento,especialmente em doentes com depleo salina (hiponatrmia) e/ouhipovolmia, como consequncia do tratamento prvio com o diurético. Este
ltimo deve ser suspenso 2 a 3 dias antes de iniciar a terapêutica com Ramipril
+ Hidroclorotiazida MYLAN. Nos doentes em que não seja possível interrompero tratamento com o diurético, o tratamento Deverá iniciar-se com ramipril nadose de 2,5 mg.

Duração do tratamento
O seu médico indicar-lhe-é a duração do seu tratamento com Ramipril +
Hidroclorotiazida MYLAN. O tratamento só deverá ser suspenso medianteindicação médica.

Se tomar mais Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN do que deveria
Se tomar acidentalmente demasiados comprimidos, ou se outra pessoa oucriança tomar o seu medicamento, contate imediatamente o seu médico oufarmacêutico.

Sintomas
Ramipril ? a caracterstica clínica mais provável da sobredosagem seriahipotenso, pelo que o tratamento habitual seria a perfuso intravenosa desoluo salina isotúnica.

Hidroclorotiazida ? os sinais e sintomas mais frequentemente observados so oscausados pela depleo electroltica (hipocAlémia, hipoclorêmia, hiponatrmia) ea desidratao resultante de diurese excessiva. Se foram também administradosdigitlicos, a hipocAlémia pode acentuar as arritmias cardíacas.

Tratamento
Em caso de sobredosagem o tratamento com Ramipril + Hidroclorotiazida
MYLAN deve ser interrompido e o doente submetido a estreita vigilância médica.
As medidas terapêuticas sugeridas incluem a induo do vômito e/ou lavagemgástrica se a ingestão for recente, e a correco da desidratao, dodesequilíbrio electroltico e da hipotenso através dos procedimentos habituais.

Caso se tenha esquecido de tomar Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN
Tente tomar diariamente o medicamento conforme indicado pelo seu médico. no entanto, se se esqueceu de tomar uma dose, Deverá tomá-la assim que selembrar. Contudo, se faltar pouco tempo para a próxima toma, não tome a doseesquecida.

Não tome uma dose dobrada para compensar a dose que se esqueceu detomar.

Se parar de tomar Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN
Caso ainda tenha dúvidas sobre a utilização deste medicamento, fale com o seumédico ou farmacêutico.

Efeitos secundários Possíveis:

Como os demais medicamentos, Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN podecausar efeitos secundários, no entanto estes não se manifestam em todas aspessoas.

O tratamento combinado de ramipril com hidroclorotiazida foi geralmente bemtolerado em ensaios clínicos. As reações adversas foram pouco frequentes,habitualmente ligeiras e transitérias, não exigindo normalmente a interruPóoda terapêutica, e fixaram-se no espectro já conhecido para o ramipril e para ahidroclorotiazida.

Tenso arterial
Sobretudo no incio do tratamento e em consequncia da vasodilatao oucomo resultado do abaixamento da tenso arterial (mesmo se apenas até aonível desejado), podem ocorrer sintomas tais como alterações do equilíbrio,por vezes acompanhado por perturbações da concentração, fadiga, astenia etonturas. Outros sintomas, incluindo taquicardia, palpitações, perturbações daregulao ortostática, náuseas, suores, zumbidos, perturbações da audição,

cefaleias, ansiedade e sonolência podem ocorrer devido a uma reduoexcessiva da tenso arterial, que pode levar à sncope.

Em casos raros, podem ocorrer arritmias que podem também ser causadas,por exemplo, por reduo excessiva da tenso arterial.
Uma diminuição pronunciada da tenso arterial para Além do desejável podeocorrer particularmente após a dose inicial e após qualquer aumento da dosedo medicamento, mas também após a primeira toma ou ao aumentar a dosede um diurético adicional.

Uma diminuição acentuada da tenso arterial, algumas vezes evoluindo parachoque, pode ser mais provável em doentes com:
– hipertenso grave e particularmente hipertenso maligna;
– doentes com insuficincia cardíaca, especialmente se for grave ou seestiverem a ser tratados com outras substâncias com potencialantihipertensivo;
– terapêutica diurética prvia;
– depleo de fluidos ou sal, como resultado da ingestão insuficiente defluidos ou sal,ou como resultado de, p.ex. diarreia, vômitos ou sudaoexcessiva em casos em que a substituio de sal e fluidos inadequada;
– estenose da artria renal hemodinamicamente relevante.

Podem ser exacerbadas perturbações da perfuso devido a estenosesvasculares, durante o tratamento com Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN.
Podem ocorrer principalmente em doentes com doença cardíaca coronária ouestenose hemodinamicamente relevante de vasos sanguíneos que irriguemzonas isquêmicas do miocárdio (p.ex. no seguimento da angina de peito eenfarte do miocárdio) ou do crebro (p.ex. no seguimento de ataque isquêmicotransitório ou AVC), particularmente como resultado de uma baixa excessivade tenso arterial.
Uma vez realcançados níveis adequados da tenso arterial e do equilíbrioelectroltico, o tratamento com Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN pode ser,em geral, continuado.

Rim e balanão electroltico
Durante o tratamento com Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN pode haveruma deterioração da função renal, que pode evoluir para insuficincia renalaguda em certas circunstâncias, particularmente:
– em doentes com doença renovascular (p.ex.: estenose da artria renalhemodinamicamente relevante);
– em doentes com transplante renal;
– em conjugao com uma diminuição acentuada da tenso arterial,principalmente em doentes com insuficincia cardíaca concomitante.

Como sinais de perturbao da função renal, a creatinina e a ureia séricaspodem elevar-se, particularmente se forem administrados diuréticos

concomitantemente. Uma proteinária prvia pode agravar-se, especialmenteem doentes com nefropatia diabtica, contudo, a excreo renal de proteínaspode também diminuir.

A reduo da formao da angiotensina II e da secreo de aldosterona podeprovocar ou contribuir para uma diminuição da concentração sérica do sódioe para um aumento da concentração sérica do potássio; este ltimo encontrase principalmente aumentado em doentes com perturbao da função renal
(p.ex. devido a uma nefropatia diabtica) ou quando diuréticos poupadoresde potássio so administrados concomitantemente.
Inicialmente, pode ocorrer um aumento do dbito urinário que pode serobservado em ligao com uma melhoria do rendimento cardíaco.

Pele, vasos sanguíneos, reações anafiláticas e anaflactides
Raramente, pode ocorrer edema angioneurtico durante o tratamento com
Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN, devido a inibio da ECA, e requerinterruPóo imediata da terapêutica com Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN.
Nestes casos de excluir qualquer futuro tratamento com outros inibidores da
ECA. Um edema angioneurtico, por exemplo, da lngua, faringe ou laringepode ser ameaador da vida e exigir medidas de emergência. também sopossveis edemas não-angioneurticos mais ligeiros, p.ex. envolvendo otornozelo.

Para Além disso, as seguintes reações cutâneas ou mucosas podem ocorrer:rubor de reas cutâneas com sensao de calor local, conjuntivite, prurido ereações tais como urticária, exantema e enantema mculo-papular eliquenide, eritema multiforme, alopécia e precipitao ou intensificação defenmeno de Raynaud. Com outros inibidores da ECA foram observados,exantema e enantema psoriasiforme ou pentifide, hipersensibilidade da pele
luz e onicélise.

No caso de prurido com urticária, o doente deve informar um médicoimediatamente.

A probabilidade e a gravidade de reações anafiláticas e anafilactidespodem aumentar sob a influência de inibidores da ECA. Este facto deve serconsiderado quando se efectua a dessensibilizao.

trato respiratério
Ocorre frequentemente tosse irritativa seca, provavelmente devido ainibio da ECA. Agrava-se muitas vezes à noite e ocorre com maiorfrequência em mulheres e não fumadores. Nalguns casos, a mudança paraoutro inibidor da ECA pode solucionar este problema. Contudo, a tossepode forar os doentes a interromper a administração de qualquer inibidor da
ECA.

Tambm possivelmente devido a inibio da ECA, podem ocorrer rinite,sinusite, bronquite e, especialmente em doentes com tosse irritativa,broncoespasmo.

Caso ocorra dispneia ou se agrave, o doente deve informar um médicoimediatamente.

trato digestivo
Podem desenvolver-se reações no trato digestivo, p.ex., secura da boca,irritao ou inflamao da mucosa oral, perturbações digestivas, obstipao,diarreia, náuseas e vômitos, dor gástrica do tipo gastrite, desconforto naparte superior do abdômen (por vezes, com elevações dos níveis dasenzimas pancreticas), pancreatite, aumento das enzimas hepáticas e/ou dabilirrubina sérica, icterícia colestática, outras formas de perturbao da funçãohepática e, nalguns casos com risco vital, hepatite.

Hemograma
Podem ocorrer as seguintes alterações: diminuição ligeira a grave do nmerode eritrcitos ou do conteúdo em hemoglobina, tromboPónia e leucoPónia,algumas vezes apenas limitada a neutroPónia. Agranulocitose, depresso damedula óssea e pancitoPónia foram observadas com outros inibidores da ECA.

Estas alterações do hemograma so mais prováveis de ocorrer em doentescom perturbações da função renal, em doentes com colagenoseconcomitante (p.ex., lpus eritematoso ou esclerodermia) ou em doentestratados com outros medicamentos que possam causar alterações dohemograma.

Em casos isolados, pode ocorrer anemia hemoltica.

Outras reações adversas
Podem ocorrer perturbações do equilíbrio, cefaleias, irritabilidade, agitao,tremores, perturbações do sono, confuso, anorexia, humor deprimido,ansiedade, parestesias, alterações do paladar (p.ex., sabor metlico),diminuição do paladar, algumas vezes mesmo perda do paladar, cãibrasmusculares, assim como impotncia erctil e reduo da lbido.

Vasculite, mialgias, artralgias, febre e eosinofilia também podem ocorrer emcasos isolados assim como valores alterados de anticorpos antinucleares.

Foi descrito o desenvolvimento de lpus eritematoso com Administração dahidroclotiazida assim como o aumento das concentrações de ácido rico.

A hidroclorotiazida pode baixar a tolerância glucose e aumentar os valores decolesterol e triglicridos.

A terapêutica com tiazidas pode causar hiperuricmia e/ou gota em doentespredispostos.

Modo de Conservar: RAMIPRIL + HIDROCLOROTIAZIDA MYLAN

Conservar na embalagem de origem. Conservar a temperatura inferior a 25 C.

Manter fora do alcance e da vista das crianças.

Não utilize Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN após o prazo de validadeimpresso na embalagem exterior. O prazo de validade corresponde ao ltimo diado mês indicado.

Não utilize Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN se verificar algum sinal dedeterioração.

Os medicamentos não devem ser eliminados na canalizao ou no lixodoméstico. Pergunte ao seu farmacêutico como eliminar os medicamentos deque já não necessita. Estas medidas irão ajudar a proteger o ambiente.

Outras Informações

Qual a composição de Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN
As substâncias ativas de Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN so o ramipril e ahidroclorotiazida.
Cada comprimido de Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN 2,5 mg + 12,5 mgcontêm 2,5 mg de ramipril e 12,5 mg de hidroclorotiazida.
Cada comprimido de Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN 5 mg + 25 mg contêm
5 mg de ramipril e 25 mg de hidroclorotiazida.

Os outros componentes so lactose monohidratada, hipromelose, crospovidona,celulose microcristalina e estearil fumarato de sódio.

Qual o aspecto de Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN e conteúdo daembalagem
Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN 2,5 mg + 12,5 mg apresenta-se na forma decomprimidos brancos, de forma capsular, marcados com ?2.5? e ?12.5? de umdos lados e rasurados em ambos os lados, acondicionados em blisters de
PVC/PCTFE/alumínio e encontra-se disponível em embalagens de 14, 20, 56 e
60 comprimidos.

Ramipril + Hidroclorotiazida MYLAN 5 mg + 25 mg apresenta-se na forma decomprimidos brancos, de forma capsular, marcados com ?5? e ?25? de um doslados e rasurados em ambos os lados, acondicionados em blisters de
PVC/PCTFE/alumínio e encontra-se disponível em embalagens de 14, 20, 56 e
60 comprimidos.

Fabricante :
Mylan, Lda.
Rua Alfredo da Silva, 3 C 4
1300-040 Lisboa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *