Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Rifocina M – Bula

Rifocina M – Bula

Princípios ativos : Rifamicina e Rifamida.

Classe terapêutica : Antibióticos Sistêmicos

Apresentação :

Solução injetável 150 mg: caixas com 5 e 25 ampolas.
Solução injetável 75 mg: caixas com 5 e 25 ampolas.

Indicação : . Infecções por germes Gram-positivos s rifamicinas, sempre em combinao com outro antibiótico ativo:
. Infecções da pele e tecidos moles (abcessos, flegmães, furunculose, piodermites, panarcio, erisipela); infecções broncopulmonares, septicemia estafiloccica e osteomielite.
. Infecções das vias biliares causadas por germes Gram-positivos, Gram-negativos e por flora mista, na ausência de obstruo dos ductos biliares ou sindromes septicmica.

Efeito Colateral:

A RIFOCINA M geralmente bem tolerada; em raros casos poderão haver reações de hipersensibilidade com eruPóo cutânea; raramente poderá ocorrer edema de glote e choque anafiltico.
Excepcionalmente poderão ocorrer distúrbios gastrintestinais (náuseas, vômitos ou diarreia) ou hepáticos (elevao moderada da bilirrubina e/ou de transaminases e icterícia). poderá haver coloração alaranjada da pele, mucosas, lgrimas e urina.

Contra indicação :

Em pacientes com antecedentes de hipersensibilidade às rifamicinas, com insuficincia hepática grave ou com obstruo total dos ductos biliares.

Advertências

Tem-se relatado casos de germes mutantes resistentes durante o tratamento (fundamentalmente estafilococos) e este fato deve ser considerado nos casos de falha terapêutica nas quais deve-se mudar o antibiótico. Nos casos de bacteremia comprovada, as concentrações séricas de rifamicina não so bactericidas para todos os germes implicados e portanto deve-se utilizar terapia combinada com outros antibióticos. A rifamicina compete com a excreo biliar de bilirrubina e de bromosulfalena no trato biliar. Por este motivo pode-se observar um aumento transitório dos níveis séricos destas substâncias, particularmente em pessoas com disfunção hepática. Nestes pacientes aconselha-se realizar avaliações das funções hepáticas utilizando-se amostras de sangue na manhã anterior primeira administração do produto. Em pacientes com isuficincia renal, a posologia, a Princípio, é a habitual, porêm em tratamentos prolongados e em doses elevadas, deve-se avaliar as concentrações séricas do antibiótico.
RIFOCINA M contêm metabissulfito de potássio, o qual pode desencadear reações alérgicas incluindo choque anafiltico ou episódios asmáticos menos severos em pessoas sensíveis.
A prevalncia geral de sensibilidade ao sulfito na populao em geral não É conhecida e provavelmente seja baixa. A sensibilidade ao sulfito é observada mais frequentemente em pessoas asmáticas.
Uso na gravidez e lactao: a experiência clínica internacional desde o lanamento do produto não revelou nenhum caso de teratogenicidade atribuvel ao produto. Apesar disto, como qualquer outro produto, RIFOCINA M não deve ser administrada durante a gravidez e a lactao a menos que a juzo do médico, os benefícios potenciais superem os prováveis riscos do tratamento.

Fórmula :

Solução injetável 150 mg
Cada ampola de 3 ml contêm:
Rifamida………………..150 mg
Solução injetável 75 mg
Cada ampola de 1,5 ml contêm:
Rifamida………………..75 mg

Informações ao paciênte

ndice
Cuidados de armazenamento: conservar em lugar fresco e ao abrigo da luz.
Prazo de validade: desde que sejam observados os cuidados de armazenamento RIFOCINA M apresenta prazo de validade de 2 anos. Não use medicamento com prazo de validade vencido, pode ser prejudicial para sua Saúde.
RIFOCINA M é um antibiótico.
Siga corretamente as instruções de seu médico quanto ao emprego do produto, não interrompendo ou modificando o tratamento sem antes consult-lo. Informe-o também se estiver grávida, amamentando ou se ficar grávida durante o tratamento.
Qualquer reação desagradável deve ser comunicada ao médico. Podem ocorrer náuseas, vômitos, diarreia e, raramente, reações alérgicas. Coloração alaranjada da pele, mucosas, lgrima e alterações da função hepática ocorrem com altas doses.
Informe seu médico se voc tem problema de fgado ou de rim, se tem ou já teve alergia s rifamicinas ou se está tomando outros medicamentos.
Os anticoncepcionais orais podem não ser to eficazes durante o tratamento, portanto, utilize outro método para evitar a gravidez.
TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS. NO TOME Remédio SEM O CONHECIMENTO DO SEU médico. PODE SER PERIGOSO PARA SUA Saúde.

Interação Medicamentosa :

têm sido relatadas Interações de possível significado clínico com os anticoagulantes, antidiabéticos orais, compostos digitlicos e anticoncepcionais orais.

Posologia e Modo de Usar

A posologia média para adultos de 2-3 ampolas repartidas em intervalos iguais de tempo; nas crianças, 6-30 mg por Kg de peso corPóreo, em 2-3 doses, regularmente repartidas nas 24 horas.
Em formas particularmente graves e sempre a critério médico, tais doses podem ser aumentadas.
Para obter melhores resultados teraPóuticos, continuar a administração por alguns dias após o desaparecimento da febre, e evitar doses insuficientes.

Propriedades

RIFOCINA M corresponde quimicamente a dietilamina da rifamicina B (C43 H58 N2 O13) antibiótico pertencente a famlia das rifamicinas, produzidas pelo Streptomyces mediterranel, nova esPócie, isolada nos Laboratórios de Pesquisa Lepetit.
A atividade antibacteriana se manifesta em concentrações particularmente baixas sobre os germes Gram-positivos, mesmo resistentes a outros antibióticos, e sobre os germes Gram-negativos em concentrações superiores, o espectro antibacteriano estende-se também ao Mycobacterium tuberculosis. Em relao aos demais antibióticos, RIFOCINA M não apresenta resistância cruzada.
RIFOCINA M exerce uma clara ao protetora nas infecções experimentais por germes Gram-positivos, com ndice teraPóutico inteiramente favorvel. Sua toxicidade inferior a dos mais conhecidos antibióticos produzidos pelos estreptomicetos.
No emprego clínico, a elevada atividade da RIFOCINA M com Referência aos germes Gram-positivos (estafilococos, estreptococos, pneumococos, etc.) encontra confirmao no tratamento das infecções causadas pelos agentes supra-mencionados.
E de particular importncia em terapêutica, a atividade excepcional da RIFOCINA M contra o estafilococo resistente , agindo nas mesmas concentrações contra o estafilococo sensível, o que não acontece com as penicilinas semi-sintáticas.
Concentrações plasmáticas de 2 m g/mltêm sido alcançadas 2 horas após dose intramuscular de 250 mg. A sua excreo feita principalmente pela bile e somente pequenas quantidades aparecem na urina, Portanto, RIFOCINA M particularmente indicada na terapêutica das infecções das vias biliares, mesmo se causada por germes Gram-negativos.

Superdosagem :

Em caso de superdosagem poderá ocorrer icterícia decorrente da maior captao do antibiótico pela célula hepática e que desaparece espontaneamente em 24 a 48 horas.

Fabricante :

Merrell Lepetit Farmacêutica Ltda.

Rua Goianinha , 321 , Curicica, Rio de Janeiro – RJ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *