Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Saltamol – Bula

Saltamol – Bula

Princípio ativo : salbutamol

Apresentação : Aerossol pressurizado. Tubo de alumínio com 200 doses, acompanhado de aplicador plástico.

Indicação : Broncodilatador, indicado no alívio e controle do broncospasmo associado a crises de asma, bronquite, enfisema e exercícios físico s.

Efeito Colateral:

Raros casos de urticária, angioedema, exantema, broncospasmo e edema da orofaringe foram relatados após o uso de salbutamol. No caso de broncospasmo paradoxal, a utilização deve ser imediatamente interrompida e instituída terapia alternativa. Foram também relatados angina, vômito, tontura, estimulao do SNC, gosto incomum, secura e irritao da orofaringe, palpitações, taquicardia, aumento da presso arterial, assim como cefaleia e tremores de baixa intensidade que desaparecem com a descontinuao do tratamento. Pode ocorrer hiperatividade em crianças e hipocalemia potencialmente sria em alguns pacientes.

Modo de Usar :

Adultos: alívio das crises de asma ou do broncospasmo agudo de outra etiologia: 1 ou 2 inalações por aplicação , repetidas, se necessário, a intervalos mínimos de 4 horas. Preveno das crises ou tratamento de manuteno: 2 inalações, 3 ou 4 vezes ao dia. Preveno do broncospasmo produzido pelo exercício físico : 2 inalações antes do exercício. Crianças: alívio das crises de asma ou do broncospasmo agudo de outra etiologia: 1 inalao, repetida, se necessário, a intervalo mínimo de 4 horas. Preveno das crises ou tratamento de manuteno: 1 inalao, 3 a 4 vezes ao dia. Preveno do broncospasmo produzido pelo exercício físico : 2 inalações antes do exercício. – Superdosagem: em casos de superdosagem pode ocorrer hipocalemia. O tratamento recomendado é o seguinte: o antídoto de escolha É um agente betabloqueador cardiosseletivo, contudo medicamentos betabloqueadores devem ser utilizados com cautela em pacientes com história de broncospasmo. Monitorar os níveis séricos de potássio. Pacientes idosos: deve-se seguir as orientações gerais descritas na bula. Contudo o tratamento deve ser iniciado com uma inalação ao dia e esta só deverá ser aumentada a critério médico.

Contra indicação :

Apesar de salbutamol ser utilizado no controle do parto prematuro, Saltamol não deve ser administrado em casos de risco de aborto durante o primeiro e segundo trimestre da gravidez. história de hipersensibilidade aos componentes da fórmula.

Precauções :

Saltamol deve ser utilizado com cautela em pacientes com tireotoxicose. Não recomendvel a administração deste produto no primeiro e segundo trimestres da gravidez ou durante a lactao. O efeito broncodilatador de Saltamol perdura por 4 horas, exceto em processos mais avançados, casos em que o paciente deve ser advertido a não aumentar as doses e nem associar outra medicação sem aconselhamento médico. Interações Medicamentosas:: Saltamol não deve ser utilizado concomitantemente com betabloqueadores como propranolol.

Fórmula :

Spray: cada jato liberado contêm: salbutamol 100 mcg. Excipientes: ácido olico, triclorofluormetano, diclorodifluormetano.

Fabricante :

Zambon Laboratórios Farmacêuticos LTDA

Avenida Ibirapuera, 2332 – 12º andar – torre 1 – CEP 04028-002 Moema São Paulo – SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *