Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Sumax – Bula

Sumax – Bula

Princípio ativo : Sumatriptana.

Apresentação : Blisters com 2 comprimidos e cartucho com uma seringa pronta para uso.

Indicação : Tratamento das crises agudas de enxaqueca, acompanhada ou não de distúrbios visuais, sensitivos ou de vômitos. A forma injetável é indicada para o tratamento da cefaleia em salvas. Não deve ser usada como profiltico.

Efeito Colateral:

A reação mais frequente é a dor transitéria no local da injeo subcutânea. Outras reações ao produto, por via oral ou subcutânea, podem ser: sensao de formigamento, calor, cansaço, tenso ou presso em qualquer parte do corpo, rubor, tontura ou sensao de fraqueza. Estas reações so transitérias e moderadas. Podem ocorrer ainda: fadiga, formigamentos, náuseas ou vômitos. Foram relatados aumentos transitórios da presso sanguínea logo após o tratamento, bem como alterações nos testes da função hepática.

Modo de Usar :

Adultos: deve ser administrado to logo se inicie o ataque de enxaqueca. Injetível: injetar subcutaneamente 0,5 ml de Sumax (6 mg de sumatriptana). Observar as condições de segurança no manejo das seringas e agulhas, descartando com cuidado o material utilizado. A dose recomendada para adultos de 6 mg (0,5 ml) por injeo subcutânea. Se for necessário, pode ser aplicada nova injeo subcutânea de 6 mg de sumatriptana após uma hora, no mínimo, da aplicação da primeira dose. Em 24 horas podem ser aplicadas somente 2 injeções de 6 mg (12 mg de sumatriptana). Comprimidos revestidos: a dose recomendada é de 1 comprimido de 100 mg de sumatriptana. Nos casos em que os sintomas persistam, ou retornem, até 3 comprimidos podem ser administrados em 24 horas, sempre com, no mínimo, 3 horas entre cada administração. Idosos: não se recomenda a pacientes acima de 65 anos de idade. – Superdosagem: não há dados sobre superdosagem acima de 400 mg oralmente ou 16 mg subcutaneamente, tendo ocorrido as reações adversas já descritas. Ocorrendo superdosagem, o paciente deve ser monitorado durante pelo menos 10 horas aplicando-se o tratamento adequado quando necessário. Não se determinou ainda o efeito da hemodilise ou da dilise peritoneal sobre a concentração plasmática da sumatriptina.

Contra indicação :

Hipersensibilidade a qualquer dos componentes da fórmula, isquemia cardíaca, infarto do miocárdio preexistente ou angina de Prinzmetal, hipertenso não controlada, enxaqueca hemiplógica, pacientes sob tratamento com inibidores da monoaminoxidase, com inibidores seletivos da recaptao 5-HT ou com lítio .

Precauções :

Sumatriptana pode provocar transitéria elevao da presso sanguínea e resistância vascular perifrica. reações vasoesPósticas prolongadas foram observadas com ergotamina que, pelo risco de efeito aditivo, não deve ser usada concomitantemente. Deve ser usado com cuidado em pacientes predispostos a distúrbios isquêmicos cardíacos e/ou cerebrais. Cuidados especiais devem ser tomados em pacientes com disfunção das funções renais ou hepáticas, condições que afetam a absoro, o metabolismo ou excreo da droga. Gravidez: a utilização durante a gravidez deve ser cuidadosamente avaliada pelo médico em relao ao risco/benefício (categoria C). Lactao: a sumatriptana excretada no leite dos animais. Deve ser evitado o seu uso em lactantes. – Advertências: não ultrapassar as doses recomendadas. Cuidados especiais devem ser recomendados aos pacientes que exercem atividades que exijam ateno como operar máquinas ou dirigir veículos. – Interações Medicamentosas:: estudos em pacientes sadios mostraram que a sumatriptana não interage com propranolol, pisotifen, álcool e flunarizina. Interação com antidepressivos inibidores da captao de serotonina (fluoxetina, paroxetina e sertralina) IMAOs e lítio .

Fórmula :

Comprimidos revestidos: 50 e 100 mg desumatriptana. Injeo subcutânea: 6 mg/0,5 ml de sumatriptana.

Fabricante :

Libbs Farmacêutica Ltda.

FONE: (11) 3879-2500
SAC LIBBS: 0800 13 5044

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *