Pular para o conteúdo

Bulário Brasil

Início » Valerato de Betametasona – Bula

Valerato de Betametasona – Bula

Princípio ativo : valerato de betametasona

Apresentação : Creme dermatológico: bisnagas com 30 g.

Este medicamento é indicado para o tratamento da psoríase, exceto a psoríase em placa disseminada; eczema, inclusive atópico, infantil e discóide; neurodermatoses, incluindo líquen simples e líquen plano; dermatite seborréica e dermatites de contato; eritroderma generalizado; lúpus eritematoso discóide. Ainda é utilizado, devido ao efeito antiinflamatório, no controle de queimadura solar, picadas de inseto e miliária rubra.

Contra indicação :

Este medicamento é contra indicado para pacientes que apresentam alergia ao valerato de betametasona ou a qualquer outro componente da fórmula. também é contraindicado nas doenças de pele causadas por vírus como catapora, herpes e vacínia. Não deve ser usado nas doenças de pele de crianças com menos de 1 ano de idade (inclusive aquela provocada pela amônia da urina acumulada na fralda). Não há restrições para o uso deste medicamento em pacientes idosos.

Não deve ser utilizado durante a gravidez e a amamentação, exceto sob orientação médica.

Modo de Usar :

O valerato de betametasona creme dermatológico é um creme homogêneo ao tato, de cor branca para uso tópico. O valerato de betametasona pomada dermatológica é uma pomada translúcida, homogênea ao tato, para uso tópico.

Deve ser aplicada uma pequena quantidade de creme ou pomada sobre a lesão com suaves fricções de duas a três vezes ao dia até que se observe a melhora. Depois, as aplicações podem ser diminuídas para 1 vez ao dia ou em dias alternados. Quando aplicado corretamente, o creme e a pomada são praticamente invisíveis. Este medicamento não é indicado para crianças menores de 1 ano devido à maior absorção do medicamento. Não há restrições para o uso deste medicamento em pacientes idosos. O uso deste produto por um longo período de tempo pode causar alterações locais como dilatação dos vasos sanguíneos, estrias e adelgaçamento da pele.

O tratamento com este medicamento não deve durar mais de 7 dias sem supervisão médica.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.

Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Não use o medicamento com prazo de validade vencido.

Antes de usar observe o aspecto do medicamento.

 

Efeito Colateral:

Este medicamento quando usado corretamente não causa reações desagradáveis, mas se ocorrer o aumento da coceira, do inchaço, da vermelhidão ou houver piora da lesão o uso do medicamento deve ser suspenso e o médico procurado.

O valerato de betametasona creme dermatológico e pomada dermatológica quando administrado corretamente é bem tolerado. Caso ocorram sinais de hipersensibilidade, a aplicação do medicamento deve ser suspensa imediatamente. O uso de corticosteróides potentes de modo prolongado e intenso pode ocasionar alterações atróficas na pele como dilatação dos vasos superficiais, estrias e adelgaçamento da pele, principalmente se faz uso de curativos oclusivos ou se o medicamento é aplicado sobre as dobras da pele. Há relatos de hipertricose e alteração na pigmentação devido ao uso de esteroides tópicos. Assim como com outros corticosteróides tópicos, o tratamento de grandes áreas ou o uso de grandes quantidades deste medicamento pode levar ao aparecimento de sinais de hipercortisolismo devido à alta absorção sistêmica, principalmente nos recém-nascidos e crianças, e sob tratamento oclusivo. Nos lactentes a fralda pode funcionar como um curativo oclusivo.

O valerato de betametasona creme dermatológico e pomada dermatológica são normalmente bem tolerados, no entanto, surgindo sinais de hipersensibilidade, o produto deve ser descontinuado imediatamente. Raros casos de tratamento da psoríase com corticosteróides (ou sua suspensão) estão relacionados com a Ocorrência da forma pustular da doença.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista o aparecimento de reações indesejáveis.

Advertências e Precauções

O tratamento por longos períodos deve ser evitado, principalmente em crianças, sempre que possível por causa da possível supressão adrenal que pode ocorrer mesmo que não haja oclusão da lesão. O tratamento com potentes corticosteróides tópicos por períodos de tempo prolongados podem provocar alterações atróficas da pele na face, mais que em outras áreas do corpo e isto deve ser levado em consideração quando for fazer o uso deste medicamento nos casos de eczema agudo severo, psoríase e lúpus eritematoso discóide. Se for fazer uso do tratamento oclusivo, antes da aplicação de um novo curativo a pele deve ser corretamente limpa para se evitar a infecção bacteriana ocasionada pela oclusão. Caso a infecção se desenvolva uma terapia antibiótica adequada deve ser instituída. Qualquer disseminação infecciosa necessita da administração de antimicrobianos e da interrupção da corticoterapia tópica. A disseminação da infecção pode ocorrer devido ao “efeito mascarador” do corticosteróide. Na psoríase, os corticosteróides podem ser perigosos devido a uma série de razões que incluem desenvolvimento de tolerância, rebotes e recidivas, risco de psoríase pustular generalizada e da Ocorrência de toxicidade local ou sistêmica decorrente de uma deficiência na função de barreira da pele. Portanto, se o medicamento for usado na psoríase o paciente deve ser cuidadosamente supervisionado.

Se for necessária aplicação nas pálpebras deve-se evitar o contato com os olhos pois isto poderia resultar em glaucoma. O uso prolongado de corticosteróides em animais prenhes pode causar anormalidades no desenvolvimento do feto. Até o presente momento não se sabe se tais anormalidades podem também ocorrer no ser humano, todavia, os esteroides tópicos não devem ser usados extensivamente na gravidez, isto é, em grandes quantidades e por tempo prolongado.

O valerato de betametasona creme dermatológico e pomada dermatológica devem ser usados com cautela em pacientes idosos devido à maior suscetibilidade destes pacientes aos efeito adversos provocados pelos medicamentos.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se ocorrer gravidez ou iniciar amamentação durante o uso deste medicamento.

Não use medicamento sem o conhecimento do seu médico. Pode ser perigoso para a sua saúde.

esteroides tópicos, como o valerato de betametasona, não devem ser usados extensivamente na gravidez, ou seja, em grandes quantidades e por tempo prolongado.

Superdosagem :

Se isto acontecer podem surgir sinais de distúrbio hormonal (hipercortisolismo), caracterizado por inchaço. O uso do medicamento deve ser gradualmente descontinuado sob supervisão médica, devido ao risco de supressão adrenal aguda.

Fórmula :

Cada g do creme dermatológico contém: valerato de betametasona 1,2mg; equivalente a 1 mg de betametasona.

Excipiente q.s.p. 1g: álcool cetoestearílico, cetomacrogol 1.000, vaselina sólida, metilparabeno, propilparabeno, propilenoglicol, fosfato de sódio monobásico, silicone DC 245, fosfato de sódio dibásico e água deionizada.

Cada g da pomada dermatológica contém: valerato de betametasona 1,2mg; equivalente a 1 mg de betametasona.

Excipiente q.s.p. 1g: vaselina líquida, propilenoglicol e vaselina sólida.

Armazenamento

O medicamento deve ser armazenado na sua embalagem original, em temperatura ambiente (entre 15 e 30 ºC), em lugar seco e ao abrigo da luz (evite armazená-lo no banheiro). Nestas condições o prazo de validade é de 2 anos a contar da data de fabricação. Ao adquirir o medicamento, confira sempre o prazo de validade impresso na bisnaga ou na embalagem externa do produto. Após a utilização do medicamento mantenha a bisnaga bem fechada para uma melhor conservação do medicamento.

TODO MEDICAMENTO DEVE SER MANTIDO FORA DO ALCANCE DAS CRIANÇAS.

Pomada dermatológica: bisnagas com 30 g.

USO TÓPICO – USO ADULTO E PEDIÁTRICO

Interação Medicamentosa :

Não existem interações significativas.

Informe ao seu médico ou cirurgião-dentista se você está fazendo uso de algum outro medicamento.

Informações Legais

Reg. da pomada dermatológica no M.S. 1.2568.0107 e do creme dermatológico no M.S. 1.2568.0105
Farmacêutico Responsável: Dr. Luiz Donaduzzi CRF-PR 5842
Centro de Atendimento ao Consumidor
0800 709 9333 / (45) 2103-1166
cac@pratidonaduzzi.com.br

Fabricante :

Prati, Donaduzzi & Cia Ltda.

Tel.: +55 45 2103-1166

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *